TECTON 3D

Digital Mockup: Touching the 3rd dimension

SciTecIN’15

Pedro Pascoal, Daniel Mendes, Alfredo Ferreira, Miguel Sales Dias, (2015), Especificação de Interrogações para Recuperação 3D em Ambiente Imersivo, Sciences and Technologies of Interaction, Coimbra, Portugal.

Abstract: O desenvolvimento de diversas ferramentas de modelação e captura de objetos 3D tem aumentado o volume de objetos 3D digitais acessíveis na internet. Consequentemente, a área de recuperação de modelos 3D tem sido cada vez mais explorada, como resposta aos desafios decorrentes de pesquisa destes objetos. Contudo, sistemas de pesquisa tradicionais não tiram partido de ambientes imersivos para pesquisar objetos 3D. Neste trabalho apresentamos um sistema de especificação de interrogações em ambiente imersivo, que permitisse uma interação mais natural. A interação com o sistema decorre em ambiente imersivo de realidade virtual, onde definem uma interrogação através de esboços 3D, para obter objetos semelhantes, recorrendo a mecanismos de pesquisa.

Keywords: Ambientes virtuais, esboços, especificação de interrogações para pesquisa, interação multimodal, recuperação de objetos 3D, visualização imersiva.

Download

Leave a comment

Information

This entry was posted on December 3, 2015 by in Conferences, Publications.
Follow TECTON 3D on WordPress.com